Cirurgia em Odontologia Equina

Cirurgia em Odontologia Equina

Nossa equipe está preparada para realizar diferentes cirurgias odontológicas e faciais de equinos. A experiência de mais de 15 anos de atuação na área, aliada á capacitação do Dr. Luiz Rapp, Mestre e Professor Doutor (1° brasileiro a obter estes títulos nas áreas de odontologia e cirurgia facial de equinos) permitiu a obtenção de resultados cosméticos e funcionais extremamente satisfatórios.

Puro sangue árabe, 12 anos: foi submetido á cirurgia de trepanação (abertura do osso) do seio maxilar rostral e exodontia (extração dentária). Após as cirurgia a estética da face foi mantida.

O contato com a rotina na cirurgia bucomaxilofacial e odontologia humana resultou no desenvolvimento de técnicas seguras, pouco invasivas e com extrema assepsia (reduzidos riscos de infecção).

Isto propicia uma recuperação mais tranquila, reduz o consumo de medicamentos e possibilita um retorno mais rápido ao treinamento e competições.

Cirurgias como exodontia (extração dentária) por trepanação ou bucotomia, trepanação para o tratamento de sinusite, extirpação (retirada) de hematoma etmoidal e neoplasias, reconstrução de fraturas faciais  e cirurgias de partes moles localizadas na cavidade oral são técnicas incorporadas á rotina de nossa equipe.

Muar, 6 anos de idade: transcirúrgico de exodontia intraoral realizada pelo Dr. Luiz Rapp em 2006.

Uma das especialidades é a exodontia em estação por via oral, sem a necessidade de submeter seu cavalo aos riscos de anestesia geral.  Dr. Luiz Rapp durante o Congresso Mundial de odontologia Veterinária de 2007 (X World Veterinary Dental Congress -2007) ministrou palestra sobre as técnicas de extração dentária para veterinários de todo mundo.  Em 2010, durante o Congresso Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária apresentou o resultado das cirurgias de extração intraorais com taxas de sucesso acima de 80%. Atualmente, as taxas de sucesso superam os 90%.